O Brasil é um dos países que mais empreende no mundo, mas não pense que deixar o emprego fixo para se tornar um empreendedor vai tornar sua vida mais fácil. Se prepare para suportar todo o tipo de adversidade, falta de grana, medo, dúvidas e questionamentos sobre o seu negócio e a si mesmo. Saiba que com muita determinação, planejamento e uma incansável busca pelo aprendizado você pode conseguir muito mais do que o emprego fixo pode te oferecer, tanto pessoal quanto profissional.
Decidir em qual campo deseja atuar
Para descobrir em qual campo você tem aptidão basta olhar para si mesmo. Encontre suas habilidades, no que você é bom? Faça uma lista com as atividades que mais te dão prazer. Seja bem resolvido e saiba o quer ser e onde deseja chegar. A principal característica do empreendedor é ser apaixonado pelo que faz. Como começar um negócio se você não sabe o que quer? Como já dizia Sócrates “Conhece-te a ti mesmo” No site do Sebrae você pode encontrar ideias de negócios de diversos segmentos: Tudo o que precisa saber para começar a empreender
Ter um perfil empreendedor
Ter perfil empreendedor, auto-conhecimento e uma grande paixão são algumas das características básicas para quem deseja abrir um negócio. A paixão você já nasce pré-disposto por alguma área, o conhecimento e o perfil empreendedor você adquire com os estudos. Sim, você pode estudar e aprender a ter um perfil empreendedor, as principais competências para isto são pessoais e gerenciais. As pessoais estão ligadas ao comportamento pessoal, postura diante dos problemas, capacidade de assumir riscos e seu espírito questionador. As gerenciais são quanto a definir cenários, estabelecer estratégias, gerenciar finanças e construir redes de relacionamento. Tenha o hábito de ficar atento a tudo ao que acontece ao seu redor e no mundo. Faça Networking, mantenha relacionamentos com uma ampla gama de pessoas de diferentes áreas e interesses e goste mais de ouvir do que de falar.
Como começar um negócio inovador
Existe milhares de negócios que você pode abrir, mas você deve pensar na “ideia óbvia” que ninguém nunca colocou prática. Os empresários que conseguem o sucesso são aqueles que identificam as oportunidades de mercado e criam seu negócio com alguma inovação. Como começar um negócio inovador é o grande ponto da questão. Inovar é investir em novas ideias e processos para agregar valor ao seu negócio ou até mesmo melhorar o que já existe. Procure entender as razões que seus futuros clientes terão para comprar seu produto ou serviço.
É muito importante ter perseverança e resistir as circunstâncias negativas que ameaçam esta construção do novo. Estabeleça um alvo para alcançar e use a persistência como seu combustível.
Obtenha o máximo de conhecimento na sua área
Estude por conta própria, corra atrás de conhecimento. Se você não se sente confiante e está inseguro quanto a sua capacidade e os recursos de estudo, procure um emprego na área que você escolheu, estude todos os departamentos e processos necessários. Com isto você vai adquirir experiência e conhecimento para abrir sua própria empresa. Para quem quer alcançar um objetivo não existe nenhum desculpa para tirá-lo do caminho.
Independente de qual seja sua área, você deve gastar alguma tempo estudando sobre técnicas de venda e atendimento. São fundamentais para você conquistar e manter clientes.
Palavras como marketing, fluxo de caixa e gestão de negócios devem soar naturais para você.
Planeje-se e crie um Plano de Negócios
É fundamental planejar e colocar todas as suas ideias no papel, é nele que você identificará os primeiros erros e oportunidades. Isto dará a consistência necessária para você iniciar sua jornada focado no que deve ser feito. Existe uma guia importantíssimo chamado Plano de Negócios, que é uma ferramenta para levantar informações e analisar a viabilidade do futuro da sua empresa. No site do Sebrae você encontra mais informações de como fazer o seu, confira o link Aprenda como fazer um Plano de Negócios.
Todo empreendimento envolve riscos que devem ser avaliados no sentido de você se preparar para o que pode dar errado. Isto faz parte do planejamento para se alcançar o sucesso. A maioria das empresas que fracassam são pela falta de planejamento. Não comece uma empresa com amadorismo na gestão, busque se capacitar em todas as áreas que envolvem seu negócio, tanto humanas como finanças.
CONCLUSÃO
Ser empreendedor é muito mais em preocupar-se em SER do que ter, é uma busca incessante pelo aprimoramento. Sempre defina seus objetivos a serem atingidos e os realinhe quando achar necessário. Faça algo que você goste e você saberá como manter e progredir um negócio de sucesso.