De todo o processo de abertura de uma empresa, acreditamos que a definição do público-alvo e o estudo dos clientes seja um dos pontos mais importantes. É crucial saber para quem se vende, pois isto pode determinar o sucesso ou não de sua empresa. Definir o público-alvo é uma etapa inicial que encontramos nos primeiros passos na elaboração de um plano de negócio e esta fase deve ser encarada com visão de mercado.
Por que definir seu público-alvo?
- Conhecendo seu público você poderá saber quais são as expectativas referentes ao seu produto/serviço.
- Ficará mais fácil traçar os objetivos comerciais e direcionar a propaganda em veículos e mídia.
- Você poderá visualizar as estratégias de negócio e até prever se elas serão eficazes ou não.
- A comunicação eficaz é aquela voltada para determinado público consumidor.
- O feedback de suas ações de marketing será maior devido ao conotamento pessoal de suas campanhas frente ao público-alvo.
- Ficará mais simples vender e mais barato anunciar: você terá melhores ações e baixo custo de CPM (custo por mil).
- A maior causa do fracasso de empresas brasileiras está na falta de planejamento. Definir público-alvo é planejamento.
Como definir seu público-alvo
1 – A definição do público-alvo começa com a identificação geral de seus clientes;
Se pessoas físicas
- Qual a faixa etária?
- Na maioria são homens ou mulheres?
- Têm família grande ou pequena?
- Qual é o seu trabalho?
- Quanto ganham?
- Qual é a sua escolaridade?
- Onde moram?
Se pessoas jurídicas (empresas)
- Em que ramo atuam?
- Que tipo de produtos ou serviços oferecem?
- Quantos empregados possuem?
- Há quanto tempo estão no mercado?
- Possuem filial? Onde?
- Têm uma boa imagem no mercado?
2 – Identifique quais são os interesses e comportamentos dos clientes;
- Com que freqüência compram esse tipo de produto ou serviço?
- Onde costumam comprar?
3 – Identifique o que leva essas pessoas a comprar;
- O preço?
- A qualidade dos produtos e/ou serviços?
- A marca?
- O prazo de entrega?
- O prazo de pagamento?
- O atendimento da empresa?
4 – Identificando onde estão os seus clientes;
- Qual o tamanho do mercado em que você pretende atuar?
- É apenas sua rua?
- O seu bairro?
- Sua cidade?
- Todo o estado?
- O país todo ou outros países?
- Seus clientes encontrarão sua empresa com facilidade?
CONCLUSÃO
Trace um perfil de público-alvo segmentado. Um exemplo é uma loja de roupa íntima especializada no público feminino ou uma loja com camisetas de bandas.
Se você conseguiu identificar um segmento de público para seu negócio, procure saber se existe um número suficiente dessas pessoas com poder de compra, para que assim você tenha clientes e vendas que cubram todas as suas despesas e te possibilite obter lucro.
Seja criativo e não messa esforços para conhecer melhor seu mercado consumidor. Se necessário faça pesquisa de campo, use questionários, conversas informais e observe os concorrentes.
Depois de você saber quem é seu público-alvo a dica mais importante é: Não misture gosto pessoal com marketing. Planeje todas suas ações de marketing pela ótica do cliente: Do que ele mais gosta? Qual as cores que lhe atraem? Jornais que mais leem? Revistas que assinam? Programas de TV preferidos? e etc.
Com um público-alvo definido todo o trabalho de marketing fica mais objetivo e menos oneroso. Pense grande, mas não tenha medo de começar definindo um público-alvo pequeno ou segmentado.
REFERÊNCIA: COMO ELABORAR UM PLANO DE NEGÓCIO - SEBRAE/MG