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fevereiro 29, 2016
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Gestão de redes sociais para empresas nos tempos de hoje

As redes sociais nada mais são do que canais de relacionamento entre as pessoas através da internet. O diferencial é que o que acontece no ambiente online repercute no mundo offline. No Brasil atualmente destacam-se três grandes redes: Facebook, Instagram e What’s App. Cada qual com sua linguagem e cultura de usabilidade. E você tem planejado a gestão de redes sociais para sua empresa?

Poderia focar em outras redes sociais, mas de maneira geral, estas três são hoje as que mais afetam o dia-a-dia do brasileiro. A dinâmica entre elas são diferentes, o que nos leva também a agir de forma diferente em cada uma delas.

GESTÃO DE REDES SOCIAIS

FACEBOOK – Perfil x Fanpage

Criado em 2004 as pessoas se relacionam por meio de perfis, páginas e grupos, onde postam, compartilham, curtem e trocam informações. O Facebook é voltado tanto para usuários PCs quanto para SMARTPHONES.

Para as empresas recomenda-se a criação de páginas (fanpages) ao invés do perfil. A página lhe oferece recursos extras como estatísticas de visitas, desempenho de postagens, horários em que os usuários estão online e segmentação por meio de interesses.

A página ou fanpage tem uma apresentação fora do âmbito pessoal por ser destinada a tratar de negócios. Em termos práticos você não precisa adicionar ou aceitar “amigos”, este recurso fica disponível para qualquer usuário da rede através do botão “Curtir”, e automaticamente o usuário que curte se torna seguidor dos conteúdos da sua página.

E além do mais o perfil é limitado até 5.000 amigos, o que te impossibilita de ter um crescimento em escala do seu alcance de pessoas. Já a página a quantidade de seguidores é ilimitada e te poupa tempo em adicionar ou aceitar fãs.

INSTAGRAM

O Instagram foi criado em 2010 originalmente como uma rede de compartilhamento de fotos que permitia aplicar filtros legais. Se trata de uma rede extremamente visual. O serviço cresceu muito rápido e em 2012 foi comprado pelo Facebook.

HASHTAGS

O aplicativo, voltado para SMARTPHONES, permite tirar fotos, gravar vídeos e compartilhar com amigos e aumentar o alcance de usuários da rede através das hashtags, simbolizada pelo “#”. As hashtags são uma das características mais relevantes desta rede, funcionam como uma espécie de etiqueta para classificar e sinalizar qual o tipo de conteúdo que está sendo compartilhado. Automaticamente as hashtags se transformam em hiperlinks onde reúnem todo o conteúdo de determinado assunto em um só local. Exemplos: #instagood #photooftheday #beautiful #fashion #happy #cute #selfie #instadaily. É uma maneira simples de agrupar determinado conteúdo e saber o que os outros usuários estão falando a respeito.

STORIES

Esta ferramenta do instagram , em pouco tempo, se tornou umas das principais funcionalidades deste APP. Através dela você publica conteúdo em foto, vídeo e tem a possibilidade de infinitas edições com texto, emojis, desenhos e etc. A principal característica de um sotory é que ele fica disponível apenas por 24h e você não precisa ter a preocupação de fazer uma grande produção. Sua característica é mostrar os bastidores, o dia-a-dia, criando uma proximidade muito grande com sua rede.

PARA EMPRESAS

O Instagram recentemente lançou o perfil empresarial, que possui ferramenta nas quais oferece a possibilidade de análise de várias informações da sua audiência assim como o facebook.

WHAT’S APP

Entre as três ferramentas, o carinhosamente apelidado como “zap zap” no brasil, é sem dúvidas o primeiro que abrimos quando pegamos o Smartphone. Criado em 2009 o aplicativo permite troca de mensagens de texto, foto, vídeos, arquivos, chamadas de áudio e vídeo, formação de grupos, listas de transmissão e para a versão Business é possível segmentar as mensagens para seus clientes.

O grande diferencial deste APP é a instantaneidade. Antes de pensar em implantar a versão Business para empresas, entenda esta característica e tenha prontidão e dinamismo para usá-lo. O usuário aqui quer ser respondido imediatamente. Ele não quer esperar minutos ou horas. Esteja preparado para isto.

CONCLUSÃO

Na comunicação offline seja em TV, Outdoor, Rádios, Revistas nós publicitários procuramos chegar a lugares onde as pessoas estão. E no marketing online não é diferente. Se “todo mundo” está na rede social, por que sua empresa não marcaria presença lá? Encare como uma grande oportunidade de poder interagir e receber o feedback de seu cliente. Seja ele positivo ou negativo, a oportunidade de dar continuidade do seu bom atendimento no mundo virtual é uma maravilha. Se não está convencido, pense ao contrário disto, o pior seria o seu cliente te procurar na rede e não lhe encontrar, e encontrar o concorrente, que estará de prontidão para atendê-lo. Em um próximo artigo falarei sobre gestão de crise nas redes sociais. Obrigado pela leitura e permaneço à sua disposição. Grande Abraço.

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/venda-mais-usando-as-redes-sociais,a0edb693ad2e4410VgnVCM2000003c74010aRCRD

https://guimel.com.br/como-comecar-um-negocio-primeiros-passos/